Melhores Relacionamentos

Como a gratidão nos ajuda a construir melhores relacionamentos.

Anúncios

Quando foi a última vez que você agradeceu a um amigo, colega de trabalho ou membro da família por algo que eles fizeram para você?

Embora nós fomos ensinados que é importante dizer obrigado, é fácil de levar as coisas à nossa volta como concedidas – tanto que muitas vezes nos esquecemos de agradecer as pessoas que vemos todos os dias.

No post de hoje, eu vou falar sobre como a gratidão é importante para os nossos relacionamentos e como podemos melhorar nossos relacionamentos ao expressá-la mais frequentemente.

Como a gratidão pode promover melhores relacionamentos?

É intuitivo pensar que a gratidão faz com que o receptor se sente melhor, mas a pesquisa mostrou que a gratidão faz mais do que isso: ela realmente melhora a relação para ambas as partes.

De acordo com a psicóloga Sara Algoe, a gratidão serve para fortalecer nossas relações com os outros. Sentir-se grato nos ajuda a identificar as pessoas que são sensíveis às nossas necessidades, e ajuda a trazer eles mais perto.

Em um estudo relacionado a isso, os pesquisadores testaram os efeitos da troca de presentes entre irmãs da fraternidade. Durante uma semana do ano letivo, irmãs da fraternidade mais velhos deu presentes aos membros mais recentes da irmandade.

Os pesquisadores descobriram que, quando os membros mais recentes sentiram mais gratidão por seus dons, eles mais tarde se sentiram mais próximos dos irmãos do círculo estudantil que lhes deu o presente.

Em outras palavras, quando as pessoas se sentem gratos por algo que alguém fez por elas, elas podem ser mais motivadas para construir um relacionamento com essa pessoa.

Outro estudo analisou o papel da gratidão para manter relacionamentos.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que se sentiram capazes de apreciar os seus parceiros eram mais sensíveis às necessidades do seu parceiro e eles estavam mais comprometidos com seus relacionamentos.

Na verdade, eles ainda descobriram que as pessoas que eram mais capazes de apreciar os seus parceiros eram mais propensas a estar ainda no relacionamento meses mais tarde!

Em outras palavras, esta pesquisa sugere que pessoas que se sentem gratas por seus parceiros podem realmente fazer mais para tentar manter seu relacionamento muito mais tempo.

É o pensamento que conta?

Se a gratidão é benéfica para as relações, não é suficiente simplesmente se sentir grato por algo que alguém fez?

Ou será que precisamos expressar gratidão a fim de fortalecer as nossas relações?

Algumas pesquisas sugerem que expressar gratidão pode ser especialmente benéfico. Em um estudo, os participantes foram convidados a expressar qualquer gratidão a um amigo, basta pensar em razões pelas quais eles eram gratos ao seu amigo, conversar com seu amigo sobre outra coisa, ou pensar sobre temas neutros.

Quando os participantes foram convidados a expressar gratidão, ela mudou a forma como eles viam a relação: eles viram o relacionamento como aquele em que eles e seus amigos estavam lá para apoiar uns aos outros, e estavam dispostos a ajudar uns aos outros sem esperar nada em troca (algo que os autores referem como maior “força comum” em um relacionamento).

No entanto, este benefício não ocorreu quando os participantes simplesmente pensaram em ser grato. Então, da próxima vez que seu amigo ou outra pessoa qualquer fizer algo de bom para você, não guarde para si, deixo-os saber que você é grato por isso.

Parece tão simples, mas às vezes pode ser difícil partilhar nossos sentimentos. No entanto, se você não tentar deixar isso impedi-lo, você pode achar que o compartilhamento de coisas que você sente grato irá melhorar o seu relacionamento.

Alguns tipos de gratidão são melhores do que outros?

Se você está expressando gratidão a alguém próximo a você, há uma maneira particular que você deve fazer isso?

Algumas pesquisas sugerem que como você agradece a alguém importa. Em um estudo, os participantes foram convidados a agradecer os seus outros significativos para alguma coisa, e sua interação foi filmada.

A pessoa que estava sendo agradecida então avaliado se ou não o seu parceiro tinha sido sensível a eles (por exemplo, mostrando que eles entenderam e / ou gostava deles).

Descobriu-se que as pessoas que sentiram que os seus parceiros tinham sido responsivos quando lhes agradecendo classificaram sua relação como sendo de mais alta qualidade.

Portanto, se seu amigo vai sair do seu caminho para fazer algo de bom para você, não basta dizer um “obrigado”. Deixe-os saber o quanto suas ações significam para você e que você valoriza o que eles fizeram.

Em outras palavras, não é apenas um educado “obrigado”, é mais sobre como mostrar a pessoa que você está pensando sobre eles e você se importa com eles.

Às vezes pode ser difícil lembrar de agradecer aos outros. Muitas vezes, podemos nos sentir grato, mas nos esquecemos de expressar nossa gratidão ou assumimos que a outra pessoa já sabe como nos sentimos.

No entanto, as pesquisas sugerem que lembrar de expressar gratidão pode ajudar-nos a nos tornar mais próximos dos outros.

Deixe que esta pesquisa sirva como um lembrete para não só pensar, mas também para expressar a nossa gratidão: ela não só vai se sentir bem, mas também trazer-nos mais próximos de nossos entes queridos.

Leia o artigo: Como usar o poder da gratidão para mudar sua vida.

Anúncios